Quais os 7 principais tipos de eventos corporativos!

Fique a par das tendências mais recentes dos eventos corporativos, que pode desenvolver desde já, com impacto real na sua organização.

Eventos corporativos! O que são?

Os eventos corporativos são nada mais que reuniões e encontros de pessoas com um ou vários interesses comuns. Fique a par das tendências mais recentes, que pode desenvolver desde já, com impacto real na sua organização.

tipos de eventos corporativos

Todos os eventos empresariais têm objetivos comuns, sejam organizados para colaboradores, clientes de uma empresa, ou associados de uma instituição:

  • Incentivar os colaboradores de uma empresa a aumentarem a produtividade;
  • Captar a atenção de novos clientes;
  • Fidelizar clientes habituais;
  • Partilhar conhecimento;
  • Promover trabalho em rede;
  • Estimular o relacionamento interpessoal;
  • Incrementar vendas de produtos e serviços.

Com o advento das novas tecnologias, assistimos a uma revolução nos formatos dos eventos tradicionais.

O papel das empresas de organização de eventos!

O crescimento do segmento corporativo e  o aumento da oferta, releva a importância de contratar os serviços de uma agência de organização de eventos como a The House of Events. A agência funciona como uma extensão da organização, antes, durante e após o evento, criando uma relação de total simbiose entre ambas as partes.

A nossa experiência na organização de eventos no território nacional e estrangeiro, permite-nos aconselhar os melhores destinos, espaços e parceiros, para realizar o evento da sua empresa ou instituição. 

Os grandes centros urbanos como Lisboa e Porto são, à partida, os destinos mais procurados para eventos de grande dimensão, pela oferta de centros de congressos, hotéis, locais para eventos e toda uma rede de infraestruturas adequada. No entanto, se falarmos de eventos mais pequenos, até +/- 500 participantes, podemos sugerir destinos alternativos, que nos permitem realizar experiências mais autênticas, com o mesmo rigor e profissionalismo.

Elencamos as vantagens de ter ao seu lado um organizador profissional de eventos:

  • O apoio permanente de uma equipa com mais de 20 anos de experiência, capaz de  elaborar propostas criativas e inovadoras que transformam cada evento num acontecimento memorável;
  • A partilha de informação, experiência e conhecimento da oferta, por forma a obter a melhor relação custo-eficácia e minimizar o risco;
  • A seleção de espaços exclusivos e formatos inovadores para a organização de eventos empresariais capazes de gerar impacto na relação e identificação com a marca, criar fidelização de clientes e gerar retorno de investimento;
  • A elaboração de um plano de sustentabilidade detalhado do evento, que garanta a minimização do impacto ambiental ao mesmo tempo que transmite esta cultura de conservação da meio-ambiente, a todos os intervenientes;
  • A garantia de gestão e execução logística do evento, com supervisão de equipas e controlo rigoroso de serviços, programa de montagens, audiovisuais, catering, etc;
  • A elaboração de um plano de contingência do evento que assegure o protocolo COVID-19 em vigor à data do evento.

Tipos de eventos corporativos e associativos

Congressos e convenções híbridos

Os congressos e convenções híbridos vieram para ficar! Se alguma coisa a pandemia nos ensinou, foi como tirar partido das soluções tecnológicas e transformar um problema numa oportunidade.  

O planeamento de um evento híbrido permite atrair um maior número de participantes, oradores e alargar a partilha de conhecimento e temas em discussão.

Os eventos podem ter âmbito regional, nacional ou internacional e têm duração mínima de 1 dia, em média de 3 a 5 dias.

Durante o evento podem decorrer sessões com diferentes formatos, dependendo dos objetivos da organização. 

  • Palestras – pode ter dois objetivos diferentes: motivar ou informar. Em ambos os casos o que determina o sucesso, é a escolha e preparação do(s) palestrante(s)
  • Mesa redonda – são formatos com uma duração média de >20-30> minutos, cujos objetivos são esclarecer, promover discussão e trocas de ideias sobre temas. Os palestrantes expõem as suas ideias e discutem entre si.
  • Simpósio – são reuniões com duração média de duas horas, em que o objetivo é debater um tema específico. O simpósio é conduzido por profissionais ligados ao tema e um moderador, que apresenta os convidados, conduz a conversa para os diversos tópicos e temas em discussão. No final há lugar a uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) com a assistência. 
  • Workshop – o principal objetivo é formar e motivar, e requer uma participação ativa de todos os participantes. Pretende-se que ponham em prática o conhecimento aprendido durante a sessão, que tem por norma a duração de meio dia ou dia inteiro.
  • Visitas técnicas – têm como principal objetivo contribuir demonstrar a implementação, ou seja, promover a integração entre a teoria e a prática de conhecimentos adquiridos em contexto de formação ou pesquisa.

Apresentação de Produto e Ativação de Marca

Como o nome sugere, estes eventos têm como principal foco o lançamento de determinado produto ou marca. Normalmente, são eventos planeados para acontecer em formatos informais, como por exemplo cocktails, festas, roadshows, entre outros.

O grande desafio é captar a atenção dos participantes para o novo produto ou marca, reunir clientes e atrair potenciais novos clientes, investidores e stakeholders em geral.

Feiras e exposições

As feiras e exposições são eventos corporativos que reúnem um conjunto de empresas de bens e serviços onde lhes é dada a oportunidade de expor os seus produtos, serviços ou até projetos inovadores para um público específico. 

Dependendo do contexto onde são organizados,  na maioria dos casos, não é permitida a comercialização e venda durante a sua exposição; o principal objetivo é alargar a rede de contatos, potenciais clientes e dar a conhecer bens e serviços.

Seminários

Sequência de atividades aplicadas por profissionais especializados, normalmente com espaço para debate e discussão no final com o objetivo de desenvolvimento de novas capacidades e de informação sobre um  tema em específico abordado. É facilmente transformado num evento virtual ou híbrido e normalmente estruturado por duas ou mais palestras.

Cursos ou Ações de Formação

Eventos corporativos com o objetivo de fornecer conhecimentos para serem aplicados no dia a dia de trabalho aos colaboradores e para o desenvolvimento de novas competências das equipas. Pode ser dividido em etapas ou mesmo ter a duração de vários dias.

Fóruns 

Evento corporativo mais informal com o intuito e objetivo central de  troca e discussão de ideias entre os participantes. Neste tipo de eventos é normal haver um programa social forte, com várias atividades e jantares para aumentar o networking e o envolvimento dos participantes.

Eventos de Motivação e team-building

 Eventos com objetivos específicos de trabalho em equipa e lazer. Os conceitos podem ser puramente lúdicos ou educacionais e na sua maioria focalizados no relacionamento interpessoal e na mudança comportamental dos participantes.

Que passos se seguem?

É fundamental conhecer as tendências de mercado para assegurar o futuro da sua organização/empresa, avaliar todas as estratégias para a manter competitiva, e continuar a comunicar com o público,  principalmente agora que assistimos a tantas mudanças na forma de trabalhar e devido à pandemia da COVID-19 que afetou todos os mercados.

Fica o convite para visitar o nosso blog e descobrir outros artigos que julgamos de interesse, saber o que fazemos, qual a nossa experiência e em que medida podemos contribuir para o sucesso da sua empresa!

Liliana Mota
Gestora de Eventos e Congressos na THE desde 2006, ano em que terminei o Curso de Gestão de Turismo na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Partilho a paixão pela área dos eventos e por todos os desafios que a mesma representa com o amor pela família, em especial pela minha filha, e pelos animais e natureza.