Checklist para a organização de um congresso sustentável
Um congresso é um evento que gera grandes movimentos económicos, de pessoas, matérias primas, e uma grande pegada ambiental. Com isto é necessário tornar a organização de congressos numa área mais sustentável e verde, é necessário investir e desenvolver ações nos três pilares da sustentabilidade – o pilar Social, o pilar Ambiental e o pilar económico.
Criámos uma checklist – dividida em Alojamento e Venues, programa e participantes, Food & Beverages, Secretariado e Branding, Exposições e feiras, logística, montagem e desmontagem – com ideias e propostas para um congresso mais sustentável, ajudando a diminuir o impacto ecológico e a aumentar o impacto social e económico do evento.
Alojamento e Venues
- Escolha consciente do destino, privilegiando cidades e comunidades sustentáveis e seguras para a organização do congresso;
- Oferta de Shuttles, rede de transportes públicos ou mesmo de transportes individuais, como bicicletas, para os participantes em substituição do uso de transportes individuais e exclusivos;
- Privilegiar no momento da escolha de alojamento e locais para eventos, que utilizem energias renováveis, controlo de uso de água, sistemas inteligentes para gestão de equipamentos do edifício e de eficiência térmica e que promovam a iluminação natural.
Programa e participantes:
- Consideração do uso de videoconferência para oradores e apresentadores convidados que necessitem de fazer viagens muito grandes como forma de diminuir as emissões;
- Escolha de entretenimento e atividades que envolvam a comunidade local e a sua cultura;
- Criação de atividades de ação social que tenham como sentido dar e receber e de comunidade com o meio social envolvente;
- Criação de oportunidades para os participantes se exercitarem e se consciencializarem para o cuidado com a saúde durante o evento, a partir de energizers durante o congresso.
Food & beverages:
- Eliminar garrafas de água de plástico substituindo-as por máquinas de água com copos biodegradáveis ou mesmo garrafas reutilizáveis, distribuídas por todo o espaço público;
- Oferta de Menu em buffet para evitar as refeições embaladas e individuais;
- Utilização de palamenta de cozinha reutilizável com o objetivo da eliminação de todo o tipo de copos, recipientes, talheres e palhinhas descartáveis;
- Idealização dos menus tendo em conta o conceito de “da Quinta para a mesa”, constituído por produtos locais, sazonais e/ou biológicos;
- Na escolha de pratos de peixe ter em mente parceiros com escolhas de produção e/ou pesca sustentável;
- Na escolha de pratos de carne, priorizar o consumo de carnes brancas em substituição da escolha de carnes vermelhas;
- Consideração de pelo menos uma refeição vegetariana para todos os participantes no decorrer do evento;
- Doação dos alimentos e refeições que não foram consumidos durante o evento a instituições de solidariedade.
Secretariado e Branding:
- Redução no uso de papel, dar preferência ao contato virtual e online, por email e por app do evento para fazer chegar ao participante toda a informação necessária;
- Se for necessário o uso de material impresso ter em conta o uso de papel TCF ou papel reciclado em impressoras certificadas a nível de energia;
- Acreditação em plataforma online;
- Procura constante de soluções mais sustentáveis e inovadoras para a substituição do tradicional badge de participação em papel com capa de plástico não reutilizável;
- Dar preferência a sinalização e branding em suportes digitais;
- Reutilização de sinalização e branding sempre que possível, a partir da exclusão de datas destes suportes quando se trata de eventos periódicos;
- Escolha e seleção de colaboradores tendo em conta os valores de igualdade e equidade de géneros, etnias e de acessibilidade.
Exposições e feiras, logística, montagem e desmontagem:
- Fornecimento de postos de reciclagem para separação rigorosa do lixo gerado com coordenação direta com a Lipor;
- Montagem da zona de exposição com materiais e estruturas reutilizáveis;
- Aconselhamento à redução do uso de papel e da escolha de brindes sustentáveis por parte dos expositores.
Andreia Silva
Formada em Gestão de Turismo pela Escola de Hotelaria do Porto, conta com uma experiência profissional de 15 anos na área dos eventos, tendo sido o foco do seu trabalho na área de gestão e coordenação de congressos e conferências e de eventos corporativos.