Três Processos criativos que pode utilizar na Organização de Eventos

Ao organizar um evento e ao utilizar a criatividade no processo de gestão e planeamento dos vários tipos de eventos, conseguirá oferecer soluções, ideias, produtos e serviços, que contribuem para um evento de sucesso.

Criatividade nos Eventos

A criatividade nos eventos é, muitas vezes, resultado da necessidade de encontrar soluções para restrições ou limitações a nível de espaços, de orçamento e mesmo de tempo, em que é necessário alcançar-se o mesmo resultado, mas de uma maneira diferente, através de uma abordagem original do problema, de forma sempre a criar na mente dos participantes experiências memoráveis. Deve ser tanto utilizada na produção do evento, mas também resulta noutros domínios, desde a construção de relações sustentáveis com os parceiros até estratégias de crescimento no mercado e de novos modelos de negócio.

Jaime Lopes

Benefícios da criatividade para as empresas de organização de eventos

  1. Cria soluções para problemas e inova pela diversidade;
  2. Estimula características de coragem, confiança e competitividade na equipa;
  3. Obriga a uma comunicação mais eficaz entre os membros da equipa;
  4. Melhora os processos de inovação da agência;
  5. Elemento diferenciador das agências no mercado;
  6. Contribui para novos modelos de gestão mais inovadores, devido à implementação de metodologias de trabalho mais participativas, que aumentem a contribuição dos trabalhadores;
  7. Melhora a relação com o cliente, mantém a relação com o cliente fidelizado, conquista novos clientes e descobre de novos nichos de mercado.

Processos Criativos

Existem vários processos criativos que podem ser usados em várias áreas de negócio, nomeadamente na área da organização de eventos, devido à sua versatilidade, porque a verdade é que a melhor parte dos processos criativos é que podemos alterá-los para se adequarem aos desafios que nos são propostos. 

/cov

Brainstorming

IDEO considera as sessões de brainstorming muito eficazes quando o objetivo não é uma ideia perfeita, mas, sim, muitas ideias, colaboração e abertura para soluções disruptivas. Apresenta também sete regras que são necessárias cumprir para que o processo criativo funcione entre todos os participantes, como não fazer julgamentos, incentivar ideias loucas, manter o foco no tópico a ser trabalhado na sessão, visualização e, por último, criação em quantidade e em pouco tempo.

Design Thinking 

Design Thinking é explorado por Tim Brown, executive chair da IDEO, pela Standford University e por grandes empresas multinacionais. Este processo, centrado no ser humano/ cliente, tem uma metodologia para resolução de problemas e desafios que ajuda as equipas a encontrar respostas de forma mais empática, inovadora e colaborativa. 

Interaction Design Foundation

É composto por 5 fases. A primeira, Empatia, é o momento em que nos identificamos e conhecemos exatamente a nossa audiência e as necessidades e desejos desta. A segunda fase vem depois do coletar da informação e das observações feitas na primeira. É agora necessário Definir o problema. Depois desta definição, é o momento de juntar a equipa para a Idealização de soluções, num ambiente colaborativo e encorajador, em que seja dada a todos a hipótese de apresentarem as suas várias propostas. Por último, a Prototipagem e Teste serão sempre duas fases que se adaptarão à área de eventos, pois não é fácil prototipar um evento como um produto tangível, mas podemos sempre recorrer a pequenos testes de engagement e mesmo utilizar os resultados de experiências e soluções já usadas noutros eventos.

Bonneval Sebastien

A perceção visual é uma das nossas melhores ferramentas e o Lego Serious Play, muito usado atualmente para a prototipagem de eventos, experiências e serviços, ajuda a visualizar as soluções encontradas a partir de uma atividade prática e colaborativa.    

 Não podemos esquecer que este processo nunca será linear e que todas as fases informam as outras, de modo a termos constantes inputs para melhorar a solução necessária.

Design Sprint 

Design Sprint é um processo criativo inventado por Jake Knapp durante os seus anos na Google e na Google Ventures.  É um processo influenciado pelo Design Thinking, com o objetivo de testar ideias em apenas cinco dias, desde a conceção da ideia até à prototipagem e decisão, em que a rapidez ajuda a que a equipa consiga prever o produto acabado e a receção por parte do cliente, antes de se fazer qualquer tipo de grande investimento.

Interaction Design Foundation

A The House of Events continua a trabalhar em adquirir novas competências para ajudar os nosso clientes a realizar eventos criativos que ficam na memória. 

Não hesite em contactar-nos. Estamos disponíveis para unir sinergias.

Andreia Silva
Formada em Gestão de Turismo pela Escola de Hotelaria do Porto, conta com uma experiência profissional de 15 anos na área dos eventos, tendo sido o foco do seu trabalho na área de gestão e coordenação de congressos e conferências e de eventos corporativos.